Concurso de jumento ‘mais enfeitado’ acontece no interior do Ceará

Foto: Reprodução/Audino Lopes 

Em sua 12ª edição, o concurso de jumento mais enfeitado do Ceará aconteceu no último sábado, 20, no distrito de Jordão, em Sobral. O evento acontece no último dia dos festejos de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do distrito.

Com fantasias de Bob Marley a noiva, os animais desfilaram em uma passarela de areia cercado de espectadores. O concurso contou com pelo menos sete jurados que avaliaram a criatividade, a fantasia e adesenvoltura na produção dos animais.

Segundo o organizador do concurso, o professor de história e líder comunitário Audino Lopes, o objetivo da festa é “valorizar o jumento, animal símbolo do Nordeste que está em extinção. Ano passado foram mais jegues, hoje foram só seis, mas estamos mantendo a tradição e fazendo com que as pessoas procurem cuidar dos nossos jegues”, disse.

Foto: Reprodução / Sobral Online

Regulamento contra maus-tratos

Conforme explicou Audino, o evento não permite maus-tratos contra os animais concorrentes. O regulamento prevê que tutores que usarem objetos que possam perfurar ou ferir o jegue de alguma forma serão desclassificados. O tutor também não poderá obrigar o animal a entrar na "arena de desfiles" à força física.

O vencedor da vez foi o jegue chamado “Manco”, vestido de Igreja de Nossa Senhora da Saúde, o animal e as tutoras levaram R$ 300 para casa.

O POVO