Santa Quitéria 167 Anos: cidade chegou a preparar grande festa para receber o presidente da República

Foto: Montagem/AVSQ

Você sabia que Santa Quitéria chegou a estar na rota para receber o presidente da República? Sim, este fato aconteceu em novembro de 1987, a época, com José Sarney e o município era comandado por Haroldo Martins, que preparou com toda pompa para receber a comitiva presidencial no dia 12, onde seriam inauguradas obras do Ministério da Irrigação.

“20 bois foram abatidos para alimentar as caravanas que seriam levadas por 42 prefeitos para a festa. Estimativas oficiais eram de que a população da cidade dobraria, passando de 30 mil para 60 mil habitantes”, detalhou em notícia da época, o jornal O Estado de São Paulo.


O fato, porém, foi inviabilizado por conta das discussões e crise em Brasília que haviam naquele momento em preparação para as eleições gerais do ano seguinte. Era tamanha a expectativa dos quiterienses para aquele momento que, após a notícia de que o presidente não mais viria, ficaram frustrados e até criou-se um clima de revolta na cidade.

A decepção maior era do prefeito, que “tinha esperança de tornar público um discurso que já passou por três versões desde janeiro, quando foi anunciada, pela primeira vez, a intenção de Sarney visitar o município”.

A Rádio Itataia, recém-inaugurada há 10 meses, foi quem transmitiu a notícia a comunidade, com estas palavras: 

Senhores ouvintes, temos uma notícia não muito agradável para transmitir-lhes neste momento: o presidente José Sarney, face a compromissos inadiáveis em Brasília, não mais virá depois de amanhã à nossa cidade, para inaugurar obras de seu governo.

Seu Haroldo usou os microfones da 890 AM para pedir a todos “um pouco mais de paciência” para com o presidente. Garantiu que tudo já estava praticamente pronto, inclusive um churrasco para 10 mil pessoas: “o presidente teria uma festa muito bonita, pois o povo queria agradecer-lhe pelas obras que seu governo vem fazendo em Santa Quitéria. Já tínhamos alguns bois prontos, mas aguardaremos nova oportunidade”.

Nos próximos dias, A Voz de Santa Quitéria continuará a série sobre os 167 anos, com fatos e personagens que marcaram a história de nossa terra e nossa gente.