Presidente da Federação espanhola pede desculpas por beijo em jogadora

Maja Hitij – FIFA/FIFA via Getty Images

O presidente Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pediu desculpas nesta segunda-feira (21/8), por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso, da Espanha, durante a entrega das medalhas após a conquista da Copa do Mundo de futebol feminino nesse domingo (21/8).

Em vídeo, Luis reconheceu que se equivocou com o gesto e pediu desculpas pelo ocorrido.

“Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado”, declarou.

Pouco tempo após a cena, Hermoso havia reclamado da atitude do dirigente. Horas após, em outra entrevista, amenizou o tom das críticas.

Luis foi duramente criticado. O Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, classificou como lamentável o ocorrido.

“Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações. Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la”, pontuou.

A Espanha derrotou a Inglaterra por 1 x 0 e conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo de futebol feminino.

Metrópoles