PF vai enviar para análise imagens de objetos sobrevoando Congresso Nacional

Foto: Divulgação/Redes sociais

Imagens intrigantes ganharam as redes sociais nesta última semana no Distrito Federal: pontos de luz sobrevoaram de forma rápida o Congresso Nacional durante a noite de segunda-feira, 14 de agosto. As luzes foram captadas passando também pelo céu da Esplanada dos Ministérios e desapareceram em seguida.

O g1 entrou em contato com a Polícia Federal para apurar se houve uso de drones na região naquela data. A corporação afirmou que "não detalha eventuais métodos e técnicas de investigação".

O Comando da Aeronáutica disse que "não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional". Já o Detran-DF informou que não sobrevoou a região nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto passado.

O vídeo foi gravado por volta das 20h30 e enviado para o engenheiro de eletrônica e computação da Petrobras Rony Vernet, que postou em suas redes sociais há cinco dias. As imagens alcançaram mais de 200 mil pessoas na rede social X (antigo Twitter).

Vernet é pesquisador de Fenômenos Anômalos Não Identificados, conhecidos pela sigla em inglês UAP (Unidentified Anomalous Phenomena). Ou seja, ele estuda fenômenos que não podem ser explicados imediatamente. Em suas redes sociais, Vernet afirma que acredita que são "pássaros luminosos dourados".

“A única explicação mundana seria pássaros brancos refletindo a luminosidade da cidade. No entanto, nunca vi algo assim no Brasil, apenas no hemisfério norte com pássaros como os gansos da neve canadenses”, diz o engenheiro. Segundo o Vernet, as testemunhas disseram que começaram a filmar, pois viram o brilho a olho nu. O vídeo foi feito usando um celular de última geração.

g1