Corpo de Bombeiros realiza resgate de jabuti-piranga abandonado em Crateús

Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Crateús realizou o resgate de um jabuti-piranga que estava abandonado na zona urbana da cidade.

Segundo o Major José Artêmio Aragão PRADO Junior, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão sediada em Crateús, o animal foi resgatado após uma ligação para o número de emergência 193, informando sobre a presença do jabuti na área. Não foram encontrados ferimentos aparentes no animal.

O jabuti-piranga é uma espécie de tartaruga de água doce encontrada na região amazônica da América do Sul. Caracterizado por sua cabeça e pescoço avermelhados, possui um casco achatado e pernas curtas. Essa espécie é semiaquática, passando parte de sua vida na água e parte em terra firme. Sua alimentação é composta principalmente por plantas aquáticas, frutos e vegetação terrestre.

Infelizmente, o jabuti-piranga é uma espécie ameaçada de extinção devido à caça ilegal e perda de habitat causada pelo desmatamento e construção de barragens. Esforços de conservação estão sendo realizados para proteger essa espécie e seu habitat.

No balanço geral, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de 7.098 animais nos primeiros sete meses de 2023. Esse número representa um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As espécies mais resgatadas incluem cobras jiboias, felinos, cães, iguanas e cassacos.

Blog do Manuel Sales