A Secretaria de Saúde do Estado confirmou, na manhã desta segunda-feira (5), 19 casos de gripe A H1N1 no Ceará. Foram registrados 17 casos no município de Pedra Branca, um em Boa Viagem e um em Quixadá.
De acordo com a Secretaria, todos os casos que surgiram até agora de gripe A foram leves e moderados e têm relação com Pedra Branca, município de origem do surto.
Sobre as suspeitas de casos em outros municípios cearenses, os exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) descartaram os casos que foram notificados em Quixeramobim e em Acopiara.
A Secretaria da Saúde do Estado informou que já liberou caixas de tamiflu para todas as 21 regionais de saúde como medida preventiva e para garantir um estoque estratégico. O tratamento de todos os casos notificados independe do resultado dos exames.
Os pacientes suspeitos com sintomas respiratórios da doença estão iniciando imediatamente o tratamento com tamiflu mesmo sem a confirmação de exames laboratoriais, de acordo com a Secretaria de Saúde.